http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias164 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

Brasil

Migração para o mercado livre de energia pode proporcionar economia de até 35% na conta de luz

Publicada em 10/11/23 às 09:44h - 90 visualizações

Radio Fronteira FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Migração para o mercado livre de energia pode proporcionar economia de até 35% na conta de luz  Compartilhar a noticia Migração para o mercado livre de energia pode proporcionar economia de até 35% na conta de luz  Compartilhar a noticia Migração para o mercado livre de energia pode proporcionar economia de até 35% na conta de luz

Link da Notícia:

Migração para o mercado livre de energia pode proporcionar economia de até 35% na conta de luz
 (Foto: Reprodução)

Em menos de dois meses, pequenas e médias empresas que contratam energia em alta tensão e fazem parte do chamado grupo A poderão migrar para o mercado livre de energia e economizar até 35% na conta de luz. O ambiente de contratação livre, como também é conhecido, é uma modalidade de compra de energia em que os clientes podem negociar energia elétrica e têm liberdade para discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento.


Atualmente, somente consumidores com demanda de no mínimo 500 kW (quilowatts) podem participar do mercado livre. A partir de janeiro de 2024 a regra muda e todos os clientes do grupo A, independentemente da demanda contratada, poderão participar do mercado livre. Essa ampliação vai beneficiar diretamente pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.


Quem pode migrar


Com a expansão do mercado livre, a partir do próximo ano 12.800 unidades consumidoras do Paraná que atualmente são atendidas no mercado cativo, pela distribuidora – modalidade mais comum, na qual estão a maioria dos clientes – poderão migrar para o mercado livre de energia.


“De um modo didático, nós podemos dizer que os clientes que possuem, em média, uma conta mensal de R$ 5 mil ou mais poderão migrar para o mercado livre. Não é um número exato, mas se é o seu caso e você é atendido pelo grupo A,  vale a pena verificar se você poderá migrar , explica Antônio Proença, especialista em comercialização de energia da Copel.


Previsibilidade e economia


No ambiente livre, os consumidores podem escolher de quem vão comprar energia, o que o torna mais diversificado e competitivo e leva a uma redução de preços e a um aumento na eficiência das comercializadoras, que vendem energia aos consumidores. "A principal vantagem é que os consumidores podem economizar até 35% na conta de energia", ressalta Proença.


Além disso, os preços são pré-definidos em contrato, o que permite que os consumidores possam planejar seus gastos com energia e se proteger de oscilações no custo da energia, reajustes do mercado cativo e mudanças das bandeiras tarifárias.


Para saber mais sobre como migrar para o mercado livre de energia  clique aqui







assessoria




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13410527
Usuários Online: 381
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!