http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias377 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

Brasil

Clima deve dominar a cúpula do G20 antes da conferência da ONU

Publicada em 29/10/21 às 10:31h - 612 visualizações

Radio Fronteira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Clima deve dominar a cúpula do G20 antes da conferência da ONU  Compartilhar a noticia Clima deve dominar a cúpula do G20 antes da conferência da ONU  Compartilhar a noticia Clima deve dominar a cúpula do G20 antes da conferência da ONU

Link da Notícia:

Clima deve dominar a cúpula do G20 antes da conferência da ONU
 (Foto: divulgação)

Se as negociações climáticas de alto risco tiverem sucesso no mês que vem em Glasgow, os primeiros sinais de progresso podem surgir neste fim de semana, quando os líderes das 20 maiores economias do mundo realizarem sua primeira reunião face a face em dois anos.

Grandes obstáculos estão no caminho. O G20 está dividido em questões como a eliminação do carvão e a limitação do aquecimento global a 1,5 graus Celsius (2,7 graus Fahrenheit), dando aos diplomatas pouco tempo para forjar um acordo antes da reunião de 30 a 31 de outubro.

Muitos dos líderes que vêm a Roma, incluindo o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, irão imediatamente para a Escócia para a cúpula do clima das Nações Unidas, conhecida como COP26, que é considerada vital para enfrentar a ameaça do aumento das temperaturas.

A COP26 envolve quase 200 países, mas o bloco G20, que inclui Brasil, China, Índia, Alemanha e Estados Unidos, é a força dominante, respondendo por mais de 80% do produto interno bruto mundial, 60% de sua população e cerca de 80% das emissões globais de gases de efeito estufa.

“Já passou o tempo das sutilezas diplomáticas. Se os governos, especialmente os do G20, não se levantarem e liderarem esse esforço, estaremos caminhando para um terrível sofrimento humano ”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, na semana passada.

Em um retrocesso às esperanças de uma resposta robusta do G20, as expectativas de Biden de ir para a Europa com um forte acordo doméstico sobre política climática diminuíram muito por causa das divisões políticas sobre um pacote de gastos mais amplo.

Para maior decepção da anfitriã Itália, os líderes da China, Japão, México, Rússia e Arábia Saudita se recusaram a comparecer ao encontro, que será realizado em um subúrbio de Roma chamado EUR, construído pelo ditador fascista Benito Mussolini.

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, supostamente desistiram devido a preocupações com a pandemia de COVID-19, mas devem acompanhar as discussões por meio de um link de vídeo, disseram diplomatas.

PANDEMIA

v

COVID-19 significou que a cúpula do G20 do ano passado foi um evento virtual e as consequências contínuas da emergência de saúde terão destaque nas negociações de Roma, com a Itália ansiosa para que as principais economias coordenem a recuperação global.

Os temores sobre o aumento dos preços da energia e cadeias de abastecimento esticadas provavelmente serão resolvidos, assim como a necessidade de reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os líderes do G20 também assinarão uma alíquota tributária global mínima de 15% para as grandes empresas - um acordo que foi finalizado no início deste mês e que a Itália considerou uma grande conquista de sua presidência do G20, que durou um ano.

A Itália também disse estar orgulhosa de uma cúpula organizada em maio que resultou em promessas de países ricos de centenas de milhões de doses da vacina COVID-19 para regiões mais pobres, bem como um acordo para canalizar reservas de emergência do Fundo Monetário Internacional para países empobrecidos .

“Dada a situação internacional, acho que a Itália pode ficar satisfeita com sua presidência do G20. Mas, esperançosamente, outros acordos podem ser alcançados sobre a descarbonização ”, disse Antonio Villafranca, diretor de estudos do Instituto Italiano de Estudos de Política Internacional.

Uma área em que o primeiro-ministro italiano Mario Draghi pretende chegar a um consenso é a promessa de reduzir as emissões de metano em 30% até 2030 em relação aos níveis de 2020 - outro elemento na batalha para conter os gases de efeito estufa responsáveis ​​pelo aquecimento da atmosfera terrestre.

Uma das negociações mais complicadas envolverá a necessidade de os países ricos honrarem uma promessa de 2009 de fornecer aos pobres US $ 100 bilhões por ano para ajudá-los a se adaptarem às mudanças climáticas.

Em 2015, eles concordaram em estender essa meta até 2025, mas a meta, que alguns países pobres e ativistas climáticos agora dizem ser insuficiente, ainda não foi atingida.

As palestras acontecerão em um centro de convenções futurista chamado 'The Cloud', com eventos sociais programados em alguns dos locais históricos que pontilham o centro de Roma, incluindo um jantar de gala no palácio do presidente.

O Ministério do Interior disse que entre 5.000 e 6.000 policiais, juntamente com cerca de 500 soldados, serão destacados para garantir a segurança. O espaço aéreo será fechado sobre Roma e os controles de fronteira serão aprimorados para tentar manter afastados os criadores de problemas em potencial.



fonte Reuters




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13402189
Usuários Online: 379
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!