http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias815 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Inauguração da catedral Nossa Sra de Guadalupe terá programação especial

Publicada em 30/11/23 às 09:50h - 112 visualizações

Radio Fronteira FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Inauguração da catedral Nossa Sra de Guadalupe terá programação especial  Compartilhar a noticia Inauguração da catedral Nossa Sra de Guadalupe terá programação especial  Compartilhar a noticia Inauguração da catedral Nossa Sra de Guadalupe terá programação especial

Link da Notícia:

Inauguração da catedral Nossa Sra de Guadalupe terá programação especial
 (Foto: Reprodução)

Com a presença de padres de toda a diocese e da comunidade católica em geral, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, será oficialmente inaugurada neste domingo (3). A missa de dedicação do templo será celebrada às 17h pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges.

A dedicação é um termo dado ao rito religioso que consagra a igreja à Santíssima Trindade: o Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo; a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos e aos santos inscritos no Martirológio Romano.

O bispo fará a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes do edifício, a incensação, o depósito das relíquias no altar e a iluminação. “O rito da dedicação diz muito sobre a nossa fé. Ele deve ser acompanhado com piedade e respeito, para sempre lembrarmos que, ao entrar na igreja, estamos adentrando em um lugar sagrado e de encontro com Cristo”, explicou o pároco da catedral, padre Clodoaldo Frassetto.

Os últimos detalhes estão sendo finalizados nesta semana para receber os fiéis, que aguardaram 20 anos pela finalização da igreja, que já é símbolo de fé e do turismo religioso no Oeste.

“Dom Olívio, Dom Laurindo, Dom Dirceu e agora, eu, Dom Sergio. Todos abraçamos e motivamos os fiéis para erguer a catedral. Obrigado a todos que contribuíram de alguma forma: comunidades, políticos, empresas públicas e privadas, todos foram importantes nesta caminhada”, agradeceu o bispo.

Logo após a missa de dedicação, haverá uma semana inteira com programação especial para celebrar a inauguração e o mês que marca o nascimento de Jesus. Na segunda-feira (4), às 19h30, terá início uma novena em honra à padroeira Nossa Senhora de Guadalupe. Os encontros seguirão até o dia 11 de dezembro, sempre no mesmo horário, com bênçãos diferentes.

No dia 8 (sexta-feira) a catedral receberá a presença do frei Gilson, do Ministério Som do Monte. O sacerdote, conhecido por suas pregações e canções que convertem multidões, celebrará uma missa às 19h30.

No dia 9 o religioso conduzirá a oração do Rosário a partir das 7h; já às 9h30 ele fará uma pregação. Por fim, às 20h, ele se apresentará na Praça da Paz, como parte também da programação do Natal de Foz. Todos os eventos são gratuitos e abetos ao público.

 

Duas décadas de obras

Instalada em um dos pontos mais altos da cidade, a catedral Nossa de Guadalupe começou a tomar forma em 23 de junho de 2003, quando foi lançada a pedra fundamental. A construção, desenvolvida pelo arquiteto Emilio Benvenuto Zanon, teve início em maio de 2004.

Um ano após o começo da obra, o local já abrigava um pequeno oratório chamado de “ermida”.  Em 2010 as paredes da igreja já podiam ser vistas a quilômetros de distância, destacadas pelo esplendoroso telhado.

Em 2013 foi concluída a casa paroquial e, no ano seguinte, a secretaria. A Capela do Santíssimo, que tem capacidade para 120 pessoas, ficou pronta em 2015. No ano seguinte foi concluída a cripta, um espaço destinado ao sepultamento dos sacerdotes e bispos.

A sala de recepção para os turistas e a segunda parede da nave foram entregues em 2018. Em 2019 foi feito o reparo no telhado e em 2020 foi concluído o contrapiso da nave, o nivelamento do piso e divisória de gesso, além da finalização do mezanino e a estrutura das janelas inferiores da nave.

No ano de 2022 iniciou-se a colocação dos vitrais, finalizando em maio de 2023. Na semana passada, os últimos equipamentos e móveis litúrgicos foram instalados no templo, que já está pronto. “É a igreja católica de Foz que se completa com esta obra. A Diocese tem agora uma igreja mãe, sede religiosa e ponto de encontro para a comunidade”, expressou o padre Clodoaldo Frassetto.








Gdia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13427300
Usuários Online: 399
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!