http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias617 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Justiça Eleitoral recebe registro da primeira pesquisa das eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Publicada em 24/04/24 às 09:03h - 44 visualizações

Radio Fronteira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral recebe registro da primeira pesquisa das eleições 2024 em Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral recebe registro da primeira pesquisa das eleições 2024 em Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Justiça Eleitoral recebe registro da primeira pesquisa das eleições 2024 em Foz do Iguaçu

Link da Notícia:

Justiça Eleitoral recebe registro da primeira pesquisa das eleições 2024 em Foz do Iguaçu
 (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na última semana o registro da primeira pesquisa sobre a tendência de votos em Foz do Iguaçu, com vista as eleições para prefeito e vice e vereadores em outubro deste ano. Ao todo, são apresentados 12 pré-candidatos no primeiro turno, dia 6, sendo que dois poderão se enfrentar num eventual segundo turno no dia 27 do mesmo mês.  A projeção indica que serão ouvidos 400 eleitores num prazo entre o dia 15 a 22 de abril (uma semana). Os resultados do levantamento poderão ser divulgados a partir desta quarta-feira (24).

A pesquisa, registrada no sistema do TSE sob o número PR-01452/2024 segundo a Lei 9.504/97, foi encaminhada pela 100% Cidades Participantes Ltda / 100 Cidades e terá um custo de R$ 10 mil que será pago pela própria empresa. O levantamento, assinado pela estatística Fabíola Miranda von Rondow (registro Conre 8140), terá como metodologia o tipo quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado realizado por meio telefônico.

“O universo da pesquisa é o eleitorado de Foz do Iguaçu com 16 anos ou mais”, ressalta a empresa no registro junto ao TSE. O plano amostral e ponderação é quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro. O tamanho da amostra previsto é de 400 entrevistados que serão selecionados aleatoriamente pelo sistema de cotas amostrais segundo sexo e faixa etária.

O formulário informado ao sistema do TSE é formado por perguntas espontâneas (sem apresentação de lista de nomes) e estimuladas, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos concorrentes ao pleito. A lista da estimulada inclui 12 pré-candidatos, a maioria já definido, muitos ainda em articulação e poderão tanto ser candidatos a prefeito, vice ou mesmo vereador.

As opções de nomes que estão sendo apresentadas aos eleitores são, por ordem alfabética: Adnan El Sayed (PSD), deputado Mateus Vermelho (PP), Dilto Vitorassi (PT), General Silva e Luna (PL), Luciano Alves (PSD), Ney Patrício (Podemos), Nilton Bobato (PV), Paulo Mac Donald (PP), Sâmis da Silva (PSDB), Sérgio Caimi (Por Mais Brasil), Sidnei Prestes (Republicanos) e Tércio Albuquerque (Avante).

 

Procedimento

A responsável pela enquete informa ainda que a amostragem foi definida em função de várias significativas do eleitorado, que indicou o número de entrevistados por sexo, idade, grau de instrução e renda individual e familiar. “Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo, idade e grau de instrução com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada”, destaca a estatística.

Para a variável nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%.

A divisão territorial do município será com base no Censo do IBGE e o eleitorado de março deste ano. Após os trabalhos de campo, serão selecionados aproximadamente 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para a verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais. O site do TSE traz ainda o detalhamento dos bairros da enquete.










fonte Gdia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13427336
Usuários Online: 399
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!