http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias713 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Mais de 30 mil iguaçuenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina em 15 dias

Publicada em 16/05/24 às 07:57h - 42 visualizações

Radio Fronteira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mais de 30 mil iguaçuenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina em 15 dias  Compartilhar a noticia Mais de 30 mil iguaçuenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina em 15 dias  Compartilhar a noticia Mais de 30 mil iguaçuenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina em 15 dias

Link da Notícia:

Mais de 30 mil iguaçuenses ainda não declararam o Imposto de Renda; prazo termina em 15 dias
 (Foto: Reprodução)

Faltam apenas 15 dias para o encerramento do prazo determinado pela Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. Mesmo assim, mais de 42% dos contribuintes iguaçuenses ainda não fizeram a prestação de contas. Até à tarde de ontem (15), o Fisco havia recebido apenas 42.277 formulários, do total de 73.109 esperados por Foz do Iguaçu neste ano.

Os mais de 30,8 mil moradores que ainda precisam preencher os documentos devem se apressar, pois o prazo para acertar as contas com o “leão” termina no dia 31 de maio. Uma única exceção foi aplicada aos moradores dos municípios em situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Para eles o prazo foi prorrogado para 31 de agosto.

Quem perder a data ficará sujeito ao pagamento de multa, com valor mínimo de R$ 165,74. O valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido, acrescido de juros. É importante cumprir o prazo também para que, em caso de erros ou inconsistências, o contribuinte possa realizar a correção posteriormente sem cobrança.

Do total de declarações enviadas por Foz até o momento, 44,8% foram realizadas através do modelo pré-preenchido, que facilita a confirmação de dados e também garante prioridade no recebimento da restituição. O primeiro lote será depositado também no dia 31 deste mês.

Além da prioridade para quer utilizar a declaração pré-preenchida, receberão primeiro também aqueles que optarem pela transferência via Pix, com chave CPF. Entretanto, a prioridade absoluta é reservada aos contribuintes idosos, com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.

A Receita Federal lembra ainda que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Em todo o Paraná a Receita Federal havia recebido até essa quarta-feira, 1.618.016 declarações. A expectativa para este ano é de que 2,8 milhões de formulários sejam entregues dentro do prazo. Em nível nacional 25.378.101 de contribuintes já acertaram as contas com o “leão”. A expectativa é de que 43 milhões de formulários sejam encaminhados até o final do mês.

 

Destinação solidária para o RS

Além da doação de alimentos, roupas e utensílios, é possível ajudar as milhares de vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul por meio da declaração do Imposto de Renda 2024.

De acordo com a Receita Federal, quem faz a declaração completa pode destinar até 6% da tributação devida para o estado ou cidades gaúchas por intermédio de fundos de direito da criança, do adolescente e do idoso.

A medida também é válida para quem já entregou a declaração deste ano, por meio de uma retificação. O valor é pago pelo próprio contribuinte, por meio da emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e é descontado do total devido pelo contribuinte, sem custos adicionais.










fonte G/dia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13427299
Usuários Online: 401
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!