http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt
Mais uma edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe está sendo preparada em Foz do Iguaçu e contará com uma grande programação. O evento, que neste ano chega a sua 19ª edição, abrirá as celebrações oficiais rumo ao Jubileu de Ouro da Diocese, que completará 50 anos em 2028.
Caravanas já estão sendo organizadas nas 27 paróquias e centenas de comunidades, distribuídas em Foz e outros 13 municípios do Oeste, que integram a Diocese local. A romaria está programada para o dia 25 de agosto, ultimo domingo do mês.
Como tradição, a procissão terá início na Praça do Mitre, com início às 7h30. Durante o percurso, de sete quilômetros, os fiéis carregarão as imagens da Virgem de Guadalupe e de São João Batista, padroeiro da cidade, e farão paradas para momentos de oração. Um trio elétrico levará os padres, guiando o grande grupo e abençoando os peregrinos.
Os romeiros seguirão para a catedral, na Vila A, com chegada prevista ao local por volta das 9h30. Os sacerdotes e fiéis participarão então de uma missa campal, que será conduzia pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges. A autoridade religiosa destacará na ocasião ações que estão sendo pensadas para a celebração do jubileu.
“Nosso projeto Rumo ao Jubileu em comunhão, participação e missão, propõe tornar mais conhecidos os cinco mandamentos da igreja, distribuídos nos cinco anos do projeto. Não serão apresentados na ordem do primeiro ao quinto mandamento, mas dentro da temática central do projeto para cada ano”, adiantou Dom Sérgio em carta pastoral aberta à comunidade.
A recomendação é para que as pessoas levem cadeiras e guarda-sóis para melhor acomodação durante a celebração. Após a missa os fiéis poderão participar do terço, adoração e benção do Santíssimo, benção das rosas e benção da saúde. No estacionamento da igreja haverá uma praça de alimentação com bebidas e comidas diversas para atender os romeiros durante todo o dia.
Segundo a organização, o objetivo geral do encontro “é reunir a população, criando uma maior devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira dos pobres, latino-americanos e de todos os que se identificam com os excluídos e marginalizados”.
Programação da tarde
Após a missa, até o final do dia haverá mutirão de confissões. Quem desejar receber o sacramento deve procurar um dos sacerdotes que ficarão disponíveis na catedral. Neste ano haverá consagração de novos catequistas às 11h30 e apresentação de bandas da igreja a partir das 12h30.
Aniversário
Durante a romaria a comunidade também celebra a criação e instalação da Diocese de Foz, que completará 46 anos de fundação no dia 26 de agosto. Todos os anos o evento reúne cerca de cinco mil católicos na fronteira.
A primeira Romaria Diocesana foi realizada em Agosto de 2006 no intuito de fazer com que a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe se tornasse conhecida, além de incentivar a devoção à santa que até então era pouco conhecida entre a comunidade iguaçuense.
A Virgem de Guadalupe foi consagrada como padroeira da América Latina, em 1979, pelo Papa João Paulo II. A catedral de Foz foi batizada com o nome da santa devido ao fato de a cidade estar localizada em uma região trinacional onde vivem povos de diferentes nacionalidades.
Hoje o encontro reúne todos os anos, milhares de fiéis das 27 paróquias espalhadas pelas 14 cidades que compõe a Diocese de Foz do Iguaçu. Este é um dos maiores eventos católicos da região, ao lado do Cenáculo Diocesano da Renovação Carismática.
fonte G/dia - fronteira