http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias972 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira dia (3)

Publicada em 01/04/23 às 12:33h - 48 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira dia (3)  Compartilhar a noticia Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira dia (3)  Compartilhar a noticia Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira dia (3)

Link da Notícia:

Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira dia (3)
 (Foto: Reprodução)

Aberto desde 14 de janeiro, o vertedouro da Itaipu deve fechar na próxima segunda-feira (3). A estimativa é da superintendência de Operação da Itaipu, com base na previsão de afluência, ou seja, a água que chega ao reservatório, e na demanda de produção de energia. Caso confirme o fechamento, o vertedouro terá operado por 80 dias ininterruptos, fato não observado desde maio de 2001.

Após 80 dias de operação ininterrupta, o vertedouro da Itaipu deve fechar nesta segunda-feira (3). A estimativa é da superintendência de Operação da Itaipu, com base na previsão de afluência, ou seja, a água que chega ao reservatório, e na demanda de produção de energia. O vertedouro foi aberto no dia 14 de janeiro. A última vez que ele operou por tanto tempo foi em maio de 2001.

Durante estes 80 dias, o vertedouro manteve sempre a calha esquerda aberta e, em três ocasiões no mês de fevereiro, abriu também a calha central. O vertimento máximo foi de 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), observado no dia 19 de fevereiro, quando estavam abertas as duas calhas.

“Tivemos um início de ano com precipitações superiores à média nos grandes reservatórios de cabeceira, por isso, houve vertimento generalizado nas principais bacias do sistema interligado nacional”, explicou o superintendente de Operação de Itaipu, Rodrigo Pimenta.

Segundo ele, com o término do período chuvoso, houve uma redução gradativa das afluências, o que permitiu o fechamento do vertedouro da maior parte das usinas situadas a montante (acima) de Itaipu. “Deste modo”, continua Pimenta, “a previsão é que o vertedouro da Itaipu também feche nesta segunda-feira (3).”

Pimenta explica que o vertedouro pode eventualmente ser aberto, de forma intermitente, em horários de baixa produção, dependendo da afluência e da demanda por energia.

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem, quando há aumento da afluência do Rio Paraná a montante do reservatório. Itaipu faz uma contenção de parte da água, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná, mas a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para garantir a segurança da barragem.

Turismo

A abertura do vertedouro da Itaipu impulsionou as visitas turísticas à usina hidrelétrica nos últimos quase três meses. Em fevereiro, por exemplo, a turismo de Itaipu registrou um aumento de 83% nas visitas. Atrativo a mais, a abertura do vertedouro foi um dos motivos.






assessoria




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395835
Usuários Online: 391
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!