http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias308 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Observatório Social lança mapa on-line com a situação de 65 obras públicas de Foz do Iguaçu

Publicada em 21/04/23 às 08:36h - 122 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Observatório Social lança mapa on-line com a situação de 65 obras públicas de Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Observatório Social lança mapa on-line com a situação de 65 obras públicas de Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Observatório Social lança mapa on-line com a situação de 65 obras públicas de Foz do Iguaçu

Link da Notícia:

Observatório Social lança mapa on-line com a situação de 65 obras públicas de Foz do Iguaçu
 (Foto: Reprodução)

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) desenvolveu o Mapa Foco na Obra, ferramenta on-line e interativa com a qual o morador pode acompanhar a situação, os prazos e os valores de 65 obras públicas municipais. Juntas, essas construções somam R$ 98,5 milhões.

O mapa visa a mostrar o status da execução dos serviços e oferecer um instrumento de fácil acesso para que o cidadão faça o acompanhamento das obras, que são mantidas com o dinheiro da coletividade. A plataforma é interativa, de utilização pública e gratuita.

Em cada obra acessada, está disponível o formulário para o envio ao OSB – FI de sugestões, dúvidas, denúncias ou fotos do andamento do serviço. A equipe técnica coleta os registros, analisa e encaminha as demandas conforme a medida cabível, da qualidade ao cronograma.

Para usar o Mapa Foco na Obra, basta abri-lo no celular, tablet, notebook ou computador e clicar na edificação desejada. As obras são nas áreas essenciais de educação, esporte e lazer, infraestrutura e saúde, apresentadas em cores diferentes para facilitar a consulta.

“O cidadão encontra os dados principais da obra, localização pelo Google Maps e pode ver a sua evolução e data de conclusão”, frisa o voluntário Marco Aurélio Escobar, do Grupo de Trabalho de Obras do Observatório Social. “Ainda, acessa os registros fotográficos do bem”, destaca.

A principal finalidade, prossegue ele, é fornecer ao cidadão um instrumento para o acompanhamento das obras feitas pela prefeitura. Ao identificar algo considerado incorreto ou eventuais atrasos nas obras, o contribuinte pode comunicar o ocorrido diretamente à equipe, por meio do próprio Mapa Foco na Obra.

 

Novo paradigma

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento reforça a importância do mapa como ferramenta para a população exercer a fiscalização das obras públicas do município. Ele afirma não ser mais possível aceitar atrasos como uma “cultura” disseminada.

“Se há a necessidade dos investimentos por parte da população, existe projeto, planejamento e dinheiro para a obra, não podemos admitir a postergação dessas entregas”, reflete. “E para inverter essa situação, o cidadão deve exercer o seu papel de cobrança”, completa.

Conforme Jaime, o Observatório Social enviou ao prefeito Chico Brasileiro (PSD), em março, ofício com evidências sobre várias obras públicas municipais. Em alguns casos, o pedido de esclarecimento é por atraso no cronograma; outras situações são por falta de documentos no Portal da Transparência, o que impede o acompanhamento.

“Ao passo que damos visibilidade à situação das obras e convidamos a população a fazer o seu papel de monitoramento, atuamos junto ao poder público a fim de evitar ou reduzir prejuízos à população”, declara. “A coletividade perde muito com obra paralisada, atrasada ou de má qualidade”, finaliza Jaime Nascimento.

 

Foco nas obras

O Mapa Foco nas Obras do Observatório Social em Foz do Iguaçu abrange informações como o número da concorrência, valor do contrato, dados da empresa e endereço da obra. Inclui datas de início e término do empreendimento, valor executado e evolução.

 

Acesso público e gratuito

O Mapa Foco nas Obras é baseado em tecnologia desenvolvida pelo Observatório Social de Pará de Minas (MG). Pode ser acessado por qualquer pessoa interessada e apresenta um breve tutorial para o melhor aproveitamento das funcionalidades. A plataforma está disponível em fozdoiguacu.osbrasil.org.br.









(AI Observatório Social em Foz do Iguaçu) 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395721
Usuários Online: 380
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!