http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias402 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Itaipu apresenta Plano de Atualização Tecnológica aos participantes do 19º ERIAC

Publicada em 25/05/23 às 11:46h - 50 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Itaipu apresenta Plano de Atualização Tecnológica aos participantes do 19º ERIAC  Compartilhar a noticia Itaipu apresenta Plano de Atualização Tecnológica aos participantes do 19º ERIAC  Compartilhar a noticia Itaipu apresenta Plano de Atualização Tecnológica aos participantes do 19º ERIAC

Link da Notícia:

Itaipu apresenta Plano de Atualização Tecnológica aos participantes do 19º ERIAC
 (Foto: Reprodução)

O Plano de Atualização Tecnológica (PAT) da hidrelétrica de Itaipu foi apresentado terça-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), para profissionais do setor elétrico do Brasil e do exterior que participam do 19º ERIAC – Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre (Eriac), um dos mais importantes eventos do setor na América Latina.

A exposição foi feita pelos engenheiros Renata de Biasi Ribeiro Tufaile, gerente executiva do PAT, e Juliano Ricardo da Silva, gerente do Departamento de Engenharia Eletrônica e Eletromecânica da Binacional.

Renata e Juliano falaram sobre “Atualização Tecnológica na Usina de Itaipu: aspectos do projeto e sua gestão”, abordando desde a concepção do plano, considerado o maior e mais complexo projeto da empresa desde a construção da hidrelétrica, passando pelo modelo de gestão, os objetos, as etapas do trabalho e algumas soluções que já começaram a ser definidas.

A palestra no ERIAC ocorreu exatamente um ano após Itaipu e o Consórcio Modernização de Itaipu (CMI) assinarem a ordem para o início da execução dos trabalhos, no dia 23 de maio de 2022. O contrato prevê até 14 anos de serviços, até 2036, com investimentos de US$ 666 milhões já contratados.

Renata explicou que a primeira fase do projeto, de planejamento executivo, já foi concluída. “Agora vamos detalhar sistema por sistema e elaborar os projetos executivos”, disse.

O plano contempla a substituição dos sistemas de controle e proteção das 20 unidades geradoras de Itaipu, da subestação isolada a gás, dos serviços auxiliares da usina, das comportas do vertedouro e da barragem, de toda a fiação de força e controle desses dispositivos, além do sistema de medição e faturamento da usina.

A atualização das unidades geradoras deve começar em 2026 e seguir nos dez anos seguintes. Serão duas unidades atualizadas por ano, em média seis meses cada uma, de forma a ter o mínimo impacto possível na produção e fornecimento de energia para o Brasil e Paraguai.

Metodologia BIM

Um dos grandes desafios do trabalho, conforme explicou Juliano, é a integração de ferramentas e sistemas novos, a serem implementados durante o PAT, com já instalados na usina. Ele citou como exemplo, para a elaboração dos projetos, a utilização da Metodologia do Modelo da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM, na sigla em inglês), no qual será realizada a modelagem em 3D das instalações.

A primeira etapa desse trabalho foi concluída na primeira quinzena de maio, com o escaneamento tridimensional da planta industrial. Foram gerados 64 terabytes de informações, com 60 mil pontos de coleta de dados. É o maior levantamento de informações de uma instalação industrial que se tem conhecimento no mundo com essa metodologia.

O escaneamento criou uma espécie de retrato tridimensional da usina, com o levantamento detalhado das características geométricas do projeto e dimensões (incluindo rotas de cabos elétricos e fibras óticas, dimensões de máquinas, espaços existentes etc.). “A tecnologia BIM vai elevar a qualidade das informações disponíveis, que serão internalizadas para usos diversos em Itaipu”, disse Juliano.

19º ERIAC

O 19º ERIAC – Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre começou no último domingo (21) e segue até quinta-feira (25), em Foz do Iguaçu. O evento é realizado pela Região Ibero-Americana do Cigre (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos), com apoio organizacional da Itaipu Binacional.

Estão programadas apresentações de mais de 440 trabalhos técnicos, com as mais recentes pesquisas e iniciativas do setor técnico internacional, além de uma feira com novidades em produtos e serviços.

De acordo com a organização, a edição de 2023 é a maior do evento, com mais de 800 participantes da Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Rep. Dominicana, Espanha, Reino Unido, México, Panamá, Peru, Portugal, Paraguai, Rússia, Estados Unidos e Uruguai.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”





ASSESSORIA




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395817
Usuários Online: 415
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!