http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias51 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Festival das Cataratas mostra novas perspectivas para o turismo de Foz do Iguaçu

Publicada em 01/06/23 às 10:49h - 61 visualizações

Radio Fronteira FM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Festival das Cataratas mostra novas perspectivas para o turismo de Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Festival das Cataratas mostra novas perspectivas para o turismo de Foz do Iguaçu  Compartilhar a noticia Festival das Cataratas mostra novas perspectivas para o turismo de Foz do Iguaçu

Link da Notícia:

Festival das Cataratas mostra novas perspectivas para o turismo de Foz do Iguaçu
 (Foto: Reprodução)
Na abertura do 18º Festival das Cataratas, nesta quarta-feira (31) à noite, o discurso do prefeito Chico Brasileiro destacou as ações conjuntas entre o poder público e instituições privadas, que considera fundamentais para engrandecer o turismo. “Esse festival marca um grande ponto, é o momento de planejar e fazer do turismo a pauta central de nossas ações, que vão trazer grandes resultados para a atividade em si, mas também trarão mais alegrias ao povo brasileiro e a todos aqueles que nos visitam”, afirmou. 

Um dos maiores eventos do turismo nacional, o Festival das Cataratas reuniu em Foz do Iguaçu o governador Ratinho Júnior, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, entre outras autoridades, além de empresários e representantes de entidades do setor.

Chico Brasileiro convidou os participantes a conhecer os atrativos de Foz do Iguaçu e aproveitar a integração com os países vizinhos. “Somos um destino que une três países. Dividimos as Cataratas com a Argentina, a Itaipu com o Paraguai, e dessa forma nos irmanamos. Também com o comércio do Paraguai, com os cassinos dos dois países, assim como eles se irmanam com nosso atrativos.” 

Ainda segundo o prefeito, Foz do Iguaçu trabalha por um turismo cada vez mais sustentável, mas tem também o objetivo de divulgar, cada vez mais, a multiculturalidade do destino. “Somos uma cidade com mais de 80 etnias, uma cidade multirreligiosa. Queremos fazer um turismo religioso para muçulmanos, para cristãos, para povos de terreiro. E também mostrar a história dos povos indígenas, dos povos originários”, disse. “A essência do turismo é o conhecimento, é a experiência da vida. É criar a felicidade para o ser humano e isso se faz respeitando a história de cada um”, complementou Chico Brasileiro. 

*Otimismo no setor&

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro pontuou o momento positivo do turismo nacional, que espera movimentar mais de R$ 750 bilhões em 2023 e superar os índices pré-pandemia. Ela comentou políticas que vêm sendo desenvolvidas pelo governo federal para impulsionar a atividade, entre elas a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). 

A iniciativa do Ministério do Turismo faz a seleção de destinos para receber diagnóstico e consultoria técnica para auxiliar na construção de um plano de transformação e apoiar o planejamento de um sistema de gestão do DTI. “Foz está muito bem posicionada nessa nova seleção”, comentou a ministra. A cidade recebeu nota 9,5 - a maior entre os municípios classificados.

Inovação no turismo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, disse que a tecnologia pode trazer grandes benefícios para o turismo. Nesta quinta-feira (01), será lançado o Conecta IGU - Programa de Inovação Voltado ao Turismo, uma parceria entre Embratur, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR)  e Itaipu Binacional, com o objetivo de desenvolver soluções para facilitar a emissão de vistos para viajantes estrangeiros e criar indicadores confiáveis sobre a movimentação turística no país. A iniciativa, segundo Freixo, é resultado de uma demanda levada pelo prefeito Chico Brasileiro recentemente à Embratur. 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, disse que o turismo é como uma “indústria dos sonhos”, que não gera detritos, mas tem grande potencial de geração de empregos. Ele disse que espera retomar a política de turismo na região. Para isso, já foi criada a Diretoria de Turismo no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). “Também estamos trabalhando de forma muito conectada com o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (André Alliana) e com o trade, porque o turismo pode mudar a face da região. A Itaipu estará presente no desenvolvimento de políticas públicas que possam fazer de Foz, que hoje é o segundo destino turístico internacional, no primeiro destino turístico internacional”. 

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, afirmou que, além da vocação natural para o turismo, que Foz já possui, também é necessário a qualidade na infraestrutura e na prestação de serviços. Ele mencionou os investimentos do governo estadual, em conjunto com a Itaipu Binacional, como a construção da maior pista de pousos e decolagens da região sul, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, e da Ponte da Integração. 

Festival das Cataratas

O idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, comentou que o evento, que completa 18 anos, era apenas uma ideia, inicialmente, e com o tempo se tornou uma das maiores feiras do turismo nacional. Hoje, ele é incorporado pela cidade, pelos empresários e gestores dos atrativos turísticos, “que aproveitam a oportunidade de mostrar suas novidades a todo trade turístico que vem para cá”. 

Participaram ainda da mesa de honra, a  ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel de Afara; o presidente da Fecomércio e vice-governador do Paraná, Darci Piana; os deputados federais Romero Rodrigues e Vermelho; o deputado estadual Matheus Vermelho; o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; e o diretor superintendente do Sebrae, Vitor Tioquetta.
 
A programação do Festival das Cataratas continua nesta quinta-feira (1º), com a abertura da tradicional Feira de Turismo e Negócios às 14h, no Rafain Palace Hotel & Convention. 







assessoria



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395717
Usuários Online: 379
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!