http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias931 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Foz registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito no 1° semestre

Publicada em 08/07/23 às 20:28h - 58 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Foz registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito no 1° semestre  Compartilhar a noticia Foz registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito no 1° semestre  Compartilhar a noticia Foz registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito no 1° semestre

Link da Notícia:

Foz registra aumento de 11% nos acidentes de trânsito no 1° semestre
 (Foto: tribuna foz)

Foz do Iguaçu registrou um aumento de 11% nos acidentes de trânsito no primeiro semestre de 2023. Dados extraídos do sistema de atendimento do Corpo de Bombeiros mostram que as equipes do SIATE atenderam a 1.213 ocorrências entre janeiro e junho, 124 a mais que no mesmo intervalo de 2022, quando foram registradas 1.082 situações.

Dos casos contabilizados neste ano, 97 resultaram em feridos graves, além de sete mortes. Outras 432 pessoas tiveram ferimentos moderados. Dois dos óbitos foram decorrentes de atropelamentos. Nos últimos seis meses foram mais de 90 ocorrências do tipo no município.

Outro número que continua a chamar a atenção é referente às colisões entre veículos. No total foram atendidas 718 situações, 51 a mais que no ano passado. Em segundo lugar, tendo os motociclistas como maiores vítimas, estão as quedas de veículo, com um total de 329 casos.

Na lista ainda aparecem os choques contra anteparos (postes, muros, caçambas, e outros), com 45 ocorrências; capotamentos, 18 casos; saídas de pista e tombamento com três situações cada. Das mais de 1.300 vitimas atendidas, 925 são homens com idades entre 20 e 29 anos.

Vias com grande movimentação, como as avenidas Paraná, Juscelino Kubitschek (JK), República Argentina e Costa e Silva são alguns dos locais com os maiores índices de acidentes.

Conforme os bombeiros, uma boa parcela das ocorrências é resultado de descuidos e imprudência, como dirigir utilizando celular, não respeitar a sinalização, conduzir sob efeito de bebida alcoólica e não respeitar os limites de velocidades das ruas e avenidas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o Brasil é, atualmente, o terceiro país com mais mortes causadas por acidentes de trânsito no mundo.

Paraná registra um acidente a cada 12 minutos

Segundo dados do Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros (SYSBM), no ano passado foram registrados mais de 26 mil acidentes de trânsito no Paraná, o maior número de ocorrências no Estado desde 2019, quando foram contabilizadas 29,6 mil ocorrências. Os dados apontam uma média de um acidente a cada 12 minutos e quatro vidas perdidas por dia.

De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus/MS), em 2022 foram registradas 2.508 mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Destes, 33,5% eram ocupantes de automóvel; 28,63%, motociclistas; 17,26%, ciclistas; e 5,38% pedestres. A maioria das vítimas era homem (82%) e tinha entre 20 e 59 anos (71,6%).

Impacto na Saúde

Os acidentes de trânsito causam um grande impacto no Sistema Único de Saúde (SUS). No Paraná, o custo total apenas das internações hospitalares por lesões decorrentes de acidentes de trânsito foi de aproximadamente R$ 16 milhões em 2019. Já em 2022 passou para cerca de R$ 18 milhões.

No cenário, os motociclistas, seguidos dos pedestres e ciclistas são os grupos que representam cerca de 70% das internações por acidentes de trânsito no Estado. Campanhas de conscientização, como o Maio Amarelo, buscam alertar os motoristas para um trânsito mais consciente, com ações que ajudem a reduzir o número de acidentes e mortes.

Com isso, os recursos gastos com a recuperação de vítimas do trânsito podem ser destinados a outras ações na Saúde, como a realização de cirurgias e compra de equipamentos.






fronteira/dia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13427272
Usuários Online: 396
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!