http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias946 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Foz do Iguaçu terá a terceira zona para atender demanda de eleitores

Publicada em 11/08/23 às 10:36h - 49 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Foz do Iguaçu terá a terceira zona para atender demanda de eleitores  Compartilhar a noticia Foz do Iguaçu terá a terceira zona para atender demanda de eleitores  Compartilhar a noticia Foz do Iguaçu terá a terceira zona para atender demanda de eleitores

Link da Notícia:

Foz do Iguaçu terá a terceira zona para atender demanda de eleitores
 (Foto: Roger Meireles)

Foz do Iguaçu passará a contar, nos próximos 60 dias, com uma terceira zona eleitoral, que vai funcionar simultaneamente as atuais 46ª e 147ª, sendo que está última acumula os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu. De acordo com a Chefe de Cartório, Helen Dias Friedrich, o pedido encaminhado para a abertura de uma nova zona eleitoral foi aprovado nesta segunda-feira (7) e deverá ser publicado nas próximas horas. O município deverá alcançar 200 mil eleitores ainda neste ano, conforme antecipou o Dia, garantindo o segundo turno já nas eleições de 2024.

A criação de uma nova zona eleitoral em Foz do Iguaçu é resultado de uma combinação de fatores, mas especialmente pelo aumento do número de eleitores nos últimos anos. Em 2017, o município contava com quatro zonas eleitorais, sendo que duas acabaram extintas, já que metade comportaria o total de títulos eleitorais cadastrados no período. “Este ano, e quase fechando em 200 mil eleitores, o que está sobrecarregado demais as zonas”, explicou a Chefe de Cartório.

A partir destas constatações, adiantou Helen Friecrich, os juízes decidiram protocolar o pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que encaminhou um estudo que identificou o grande volume de trabalho. Foz do Iguaçu ficou semelhante a municípios maiores em volume de trabalho, como Londrina, Maringá e Ponta Grossa. “Nestas cidades existem três zonas eleitorais”, disse.

“Com base nestes estudos, vão fazer o rezoneamento de uma zona eleitoral de Primeiro de Maio,  que é um município pequeno, com oito mil eleitores, mas tem um alto custo de manutenção”, explicou. Neste caso, os eleitores de lá serão anexados com outra de porte maior da região de Londrina, “como é o caso de Santa Terezinha de Itaipu, que tem os eleitores cadastrados na 147ª”, informou.

A terceira zona eleitoral de Foz do Iguaçu levará o número 204. Os impactos que serão gerados com possíveis mudanças dos locais de votação dos títulos eleitorais cadastrados, serão divulgados em no máximo 60 dias, que é o prazo para instalação da nova zona, completou a Chefe de Cartório.

 

Eleitores por seção

Consultado pelo GDia, o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso destaca que nos termos da Resolução nº 908, de 2023, editada pelo presidente do TRE-PR e aprovada por unanimidade na corte, ficou estabelecido que o número máximo de eleitores nas seções eleitorais da Capital será de até 400 pessoas, e nos municípios do interior até 350 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. “Se for necessário o remanejamento do eleitorado, deve ocorrer preferencialmente no mesmo local de votação”, explicou.

Foz do Iguaçu tem 198.641 eleitores cadastrados, faltando pouco mais de 1,3 mil para alcançar o segundo turno. Deste total, 106.120 pertencem a 46ª zona eleitoral distribuídos em 38 seções de votação – média superior a 326 por seção, muito próximo do limite máximo. Já a 147ª zona eleitoral, tem cadastrados 92.521 eleitores espalhados em 284 seções – média de quase 324 por urna. Esta última zona tem agregados ainda os mais de 18 mil eleitores de Santa Terezinha de Itaipu.





fronteira/Gdia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395830
Usuários Online: 386
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!