http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias917 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Celebração ao Dia da Árvore conta com plantios de mudas e mobilizações

Publicada em 20/09/23 às 11:34h - 70 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Celebração ao Dia da Árvore conta com plantios de mudas e mobilizações  Compartilhar a noticia Celebração ao Dia da Árvore conta com plantios de mudas e mobilizações  Compartilhar a noticia Celebração ao Dia da Árvore conta com plantios de mudas e mobilizações

Link da Notícia:

Celebração ao Dia da Árvore conta com plantios de mudas e mobilizações
 (Foto: Reprodução)

A programação em alusão ao Dia da Árvore (21 de setembro) recebeu nesta terça-feira (19) mais uma importante ação, com o início do plantio de 250 mudas de árvores nativas em uma área verde localizada na rua Lúcio Padilha, na Vila São Sebastião. A iniciativa é da Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).

“Ao todo, serão feitos plantios de 1.100 mudas na região, somente em Foz são 250, mas também alcançaremos cidades como Santa Terezinha de Itaipu, Ramilândia, Itaipulândia e Medianeira”, explicou o chefe do IAT, Antonio Pittom.

A área selecionada para o plantio em Foz possui 1.100 metros quadrados e fica próxima à Escola Municipal Ademar Marques Curvo e ao CMEI Carlos Gauto. O objetivo é integrar a comunidade na preservação da área, que está recebendo diversas espécies de árvores paisagísticas e frutíferas.

“Hoje, plantaremos 50 mudas, mas ao longo da semana vamos integrar a escola para fazer o plantio do restante das mudas porque é importante esse pertencimento para a preservação da área”, comentou o diretor de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Silva.

O enriquecimento ambiental da área pretende ampliar a cobertura de área verde, fortalecendo a flora e a fauna. “Temos a funcionalidade ambiental e ecológica e também para a convivência da comunidade, e a guarda deste local é importante para ampliar a diversidade da flora e também para evitar o uso irregular do local”, explicou o biólogo André Hipólito Xavier.

Ao todo, desde 2021, o Município já realizou mais de cinco mil plantios de espécies de árvores. Entre elas, ipê roxo e ipê amarelo, oiti, brinco de índio, canela, quaresmeira e ingá-mirim.

 

Programação

Além do plantio das mudas, outras ações marcam o fortalecimento da agenda de sustentabilidade. Nesta segunda-feira (18), teve início a série “Foz do Iguaçu e os ODS em ação”, que integra os servidores de todas as secretarias em um trabalho de reconhecimento das ações municipais em consonância o programa municipal Cidade Sustentável. A ação divulgará até o dia 10/10 vídeos institucionais nas redes sociais e grupos de whatsapp sobre as iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Ao longo deste mês, os servidores também participam da V Jornada de Sensibilização Interna da Agenda 2030 e seus ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A ação possibilitará o diagnóstico e ações futuras sobre o tema.

Outra importante ação é a “Campanha Educativa Integrada – Dia da Árvore – ODS 15 – Proteger os ecossistemas terrestres e a biodiversidade”, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Divisão de Educação Ambiental e Desenvolvimento Cultural do território da Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do Convênio Linha Ecológica.

A finalidade da campanha é apresentar aos alunos das escolas municipais os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de ações educativas para difusão de conceitos e práticas da Educação Ambiental e da Cultura, visando a segurança hídrica e o desenvolvimento territorial sustentável. As escolas municipais receberam no dia 12 de setembro jogos da memória: “Para Ficar na Memória”,  produzidos pelo Convênio Linha Ecológica de Itaipu.

Esses jogos trabalham os 17 ODS de forma lúdica, estimulando a curiosidade e a autoconfiança, e proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. O objetivo é envolver todas as turmas de 1º ao 5º ano e que os professores incluam a prática em suas disciplinas de maneira transversal, uma vez que a sustentabilidade não deve ser restrita a uma área do conhecimento.







reprodução




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13427328
Usuários Online: 399
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!