http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

noticias906 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

CIDADE

Itaipu celebra investimento no turismo sustentável

Publicada em 30/09/23 às 09:11h - 30 visualizações

Radio Fronteira 101,7


Compartilhe
Compartilhar a noticia Itaipu celebra investimento no turismo sustentável  Compartilhar a noticia Itaipu celebra investimento no turismo sustentável  Compartilhar a noticia Itaipu celebra investimento no turismo sustentável

Link da Notícia:

Itaipu celebra investimento no turismo sustentável
 (Foto: Reprodução)

O Turismo é celebrado em a Itaipu como uma das atividades que integra a lista de prioridades da gestão do diretor-geral brasileiro Enio Verri. Para a Itaipu, o turismo é instrumento fundamental de desenvolvimento econômico e social sustentável.

Recentemente, a binacional reforçou seu compromisso com o setor turístico, por meio da ampliação da Assessoria de Turismo e da criação de duas divisões: Gestão do Turismo e de Iniciativas de Turismo. Segundo a chefe da Assessoria, Ana Paula Hedler, “Isso reflete o compromisso e a visão dessa gestão em potencializar os recursos naturais e culturais que possuímos, buscando alinhamento com metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas”.

“Nossa gestão está firmemente comprometida em promover ações que impulsionem o turismo de forma responsável, respeitando os aspectos culturais, ambientais e sociais de nossa região”, continua Hedler. “Acreditamos que o turismo bem planejado e gerido pode ser um motor de crescimento e transformação positiva para nossa comunidade”.

O modelo de turismo sustentável praticado em Itaipu vai ao encontro da mensagem divulgada hoje pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, em alusão à data: “Neste Dia Mundial do Turismo, reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que seja benéfico para as pessoas e para o planeta”.

 

Turismo sustentável

O turismo na usina de Itaipu é operado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), por meio do Parque Tecnológico (PTI-BR). Os recursos obtidos a partir da operação turística são investidos em projetos da Fundação e em ações que impactam o desenvolvimento da região e fortalecem o Destino Iguaçu, o turismo local e regional. É um modelo é reconhecido e premiado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Além disso, o turismo em Itaipu está alinhado a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU: o objetivo estratégico 3 (“desenvolvimento sustentável na área de influência, consideradas as especificidades de cada país”) e objetivo estratégico 7 (“contribuir com o desenvolvimento sustentável, turístico, energético e tecnológico e com a pesquisa e inovação nas áreas de influência, considerando as especificações de cada país”).

 

Números

O turismo em Itaipu nasceu ainda durante a construção, pois a obra despertou o interesse de pessoas do Brasil e do exterior. A primeira visita ocorreu em 15 de abril de 1976, quando foram recepcionados 27 integrantes do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

Hoje, 47 anos depois, já ultrapassamos a marca de 25 milhões de visitantes. No primeiro semestre de 2023, foram mais de 240 mil visitas, gerando 127 empregos diretos. Dessas, 14 mil visitas foram por meio das políticas de gratuidade para moradores de municípios lindeiros.

Atualmente, são quatro os principais passeios disponíveis: Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da usina hidrelétrica), Itaipu Iluminada (a iluminação da barragem, oferecida todas as sextas-feiras e sábados) e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV)






assessoria




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13395837
Usuários Online: 393
Copyright (c) 2024 - radiorevistafronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!