Pular para o conteúdo
Publicidade AASC PROTEÇÃO VEICULAE

No Rio, familiares soltam balões em homenagem ao Dia de Finados

Dezenas de pessoas participaram, no início da tarde desta segunda-feira (2), de uma cerimônia de soltura de balões brancos no Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro. A manifestação, criada há cerca de uma década, homenageia parentes e amigos falecidos, no Di...

A
Agência Brasil (EBC) Fonte Externa
2 de novembro de 2026 • 3 min de leitura
No Rio, familiares soltam balões em homenagem ao Dia de Finados

Dezenas de pessoas participaram, no início da tarde desta segunda-feira (2), de uma cerimônia de soltura de balões brancos no Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro. A manifestação, criada há cerca de uma década, homenageia parentes e amigos falecidos, no Dia de Finados.

Além de participar da cerimônia dos balões, quem foi ao complexo de cemitérios do Caju, nesta segunda-feira, teve a oportunidade de participar de missas na igreja local e escrever mensagens para seus entes queridos na instalação artística Janelas da Vida.

Famílas no Dia de Finados, no Cemitério da Penitência, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto - Tomaz Silva/Agência Brasil

Notícias relacionadas:

Thamyres Jesus transformou a saudade do marido, morto em maio do ano passado, em palavras no mural. “É uma iniciativa interessante nesse dia em que a gente fica tão triste.”

Famílias no Cemitério da Penitência, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil - Tomaz Silva/Agência Brasil

Sua cunhada Aline da Silva, além de perder o irmão, em dezembro do mesmo ano perdeu a mãe. “É o segundo ano que a gente está aqui. A gente sente muita falta deles”, disse.

Helena Bernardino perdeu a mãe oito anos atrás e todo Dia de Finados vai ao cemitério para homenageá-la e tentar aliviar um pouco a dor da perda. “O luto não passa. Ele atravessa a gente, não é a gente que atravessa o luto. A gente leva isso pro resto da vida. A gente precisa aprender um jeito de seguir com a vida, com essa dor. Fazer essas homenagens acaba minimizando um pouco essa dor, que nesses dias acaba aflorando”.

Helena Bernardino perdeu a mãe há oito anos - Foto - Tomaz Silva/Agência Brasil

No cemitério vizinho, São Francisco Xavier, os visitantes puderam assistir à apresentação de um coral e ver uma exposição de pinturas produzidas, durante oficinas de arte ao longo do mês de outubro, por pessoas que perderam pessoas queridas e participar de um curso de jardinagem.

Conteúdo importado automaticamente via RSS de Agência Brasil (EBC).

Todos os direitos autorais e de propriedade intelectual pertencem ao veículo de origem. Leia a matéria completa na fonte original

Publicidade AASC. PROTEÇÃO VEICULAR

Gostou? Compartilhe

Mande para os amigos ou publique nas suas redes.

Comentários (0)

Nenhum comentário publicado ainda.

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.

Comércio Local

Guia Comercial & Parceiros Recomendados

Conheça as empresas, lojas e prestadores de serviço que apoiam a nossa emissora.

Acessar Guia Completo →
Alfândega Ponte amizade Destaque
Serviços Gerais

Alfândega Ponte amizade

Foz do Iguaçu
Alfândega Ponte Integracao Destaque
Serviços Gerais

Alfândega Ponte Integracao

Centro
Rodoviária Foz do Iguaçu Destaque
Serviços Gerais

Rodoviária Foz do Iguaçu

Fiz do Iguaçu
Turismo Destaque
Serviços Gerais

Turismo

Centro