Chuva e chegada de frente fria devem mudar o tempo em Foz; temperaturas começam a cair no fim de semana
A mudança no tempo está associada à aproximação de um sistema de baixa pressão nas proximidades do Paraguai, que favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o Paraná.
A população de Foz do Iguaçu deve se preparar para uma mudança nas condições do tempo entre o final da tarde desta sexta-feira (6) e o início da próxima semana. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica a ocorrência de chuva volumosa no sábado (7), com a passagem de áreas de instabilidade e a chegada de uma frente fria ao Estado.
De acordo com os levantamentos, a mudança está associada à aproximação de um sistema de baixa pressão nas proximidades do Paraguai, que favorece a formação de áreas de instabilidade sobre o Paraná. Na sequência, uma massa fria com características continentais deve avançar pelo território paranaense, aumentando o risco de tempestades.
Em Foz, os dados do Simepar apontam uma probabilidade de 98% de chuva nesta sexta-feira, com previsão de acumulado de 5,5 milímetros. Às 13h, a estação meteorológica registrava 29,7°C, com sensação térmica de 36°C, mostrando que o calor ainda predomina antes da mudança mais significativa nas condições atmosféricas. Já no sábado, há indicativo de precipitação acima de 27 milímetros.
A previsão também mostra possíveis rajadas de vento no final de semana, que podem chegar a 48 km/h ao longo do dia, exigindo atenção da população, especialmente durante a ocorrência de pancadas de chuva.
Domingo terá melhora no tempo e avanço do ar frio
Depois da passagem da frente fria, a tendência é de redução das instabilidades em Foz do Iguaçu. Para domingo (8), o Simepar não indica previsão de chuva no município, com acumulado estimado em zero milímetro e probabilidade de precipitação de 0%.
A melhora nas condições meteorológicas está relacionada ao avanço de uma massa de ar frio sobre a Região Sul do Brasil. No Paraná, a mudança deve provocar queda nas temperaturas, principalmente nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina.
Embora o resfriamento mais intenso esteja previsto para a metade sul do Estado, Foz do Iguaçu também deverá sentir a mudança no padrão do tempo, com a diminuição do calor e condições mais amenas.
Segunda-feira terá tempo estável
Na segunda-feira (9), a previsão para Foz continua indicando tempo estável, sem chuva. O Simepar aponta probabilidade de precipitação de 0% e ausência de acumulado previsto para o município.
A mudança também acompanha a tendência estadual. Conforme a análise dos meteorologistas, as temperaturas máximas na segunda-feira deverão ficar pelo menos 5°C abaixo dos valores registrados durante esta semana em diferentes regiões do Paraná.
O sol deve voltar a predominar em boa parte do Estado, especialmente no Oeste, Sudoeste e Noroeste, mas com temperaturas mais agradáveis em comparação com os dias de calor intenso.
Alerta e recomendações à população
Com a previsão de temporais, a recomendação é evitar áreas abertas durante descargas elétricas, não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de postes, placas e estruturas que possam ser atingidas pelo vento.
Motoristas também devem redobrar a atenção em períodos de chuva forte, devido à redução da visibilidade e ao risco de pistas escorregadias. A Defesa Civil do Paraná disponibiliza o serviço gratuito de alertas por SMS. Para receber os avisos, basta enviar o CEP da residência para o número 40199
Fonte Gdia
Leia Também
Ver todas as notícias →Comentários (0)
Nenhum comentário publicado ainda.
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião sobre esta matéria!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será divulgado publicamente. Comentários passam por moderação antes da publicação.